CRCTO se rene com TCE para discutir mudanas no Sicap/Contbil Municipal
Publicado em: 09/08/2022 s 09h57

O diretor-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Wemerson Rodrigues Figueira, juntamente com o coordenador da Comissão de Integração do Sistema Integrado de Auditoria Pública (Sicap), Tiago Rodrigues de Morais, receberam na tarde desta segunda-feira, 8, contadores membros da Comissão de Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade (CRCTO). A reunião teve como objetivo trazer respostas aos pontos levantados em um encontro anterior entre o órgão e o TCE, e apresentar aos contadores um estudo da comissão do Sicap/Contábil Municipal, com propostas de alterações na Instrução Normativa TCE/TO nº 11/2012, que refletem no trabalho do contador público.

“A demanda que o presidente Napoleão Luz nos repassou foi exatamente reunir e deixar ciente os contadores públicos a respeito das mudanças que poderão surgir no exercício seguinte e estreitar ainda mais essa parceria do TCE e CRCTO”, afirmou Tiago Rodrigues. Além de falar sobre as mudanças, os membros do conselho tiraram dúvidas e fizeram questionamentos relacionados aos sistemas que integram o Sicap.

“Estamos muito satisfeitos aqui representando a nossa classe de contabilidade pública do CRCTO, por entender que há uma grande preocupação também do Tribunal de Contas em desenvolver ações com ênfase na maior celeridade dos processos e das análises das contas. Quem ganha com isso é toda a sociedade tocantinense”, ressaltou o contador do CRCTO Thiago de Araújo Schuller.

O diretor-geral de Controle Externo agradeceu em nome do presidente da Corte a parceria entre as instituições, e reforçou que o TCE/TO se mantém a disposição do conselho para auxiliar no andamento das atividades que integram as contas públicas. Participaram ainda da reunião, a auditora de Controle Externo Ticiana de Oliveira Soares, e os contadores Celi Regina Leobas de Sousa, Adriane Camelo Araújo e Diego Henrique Pires Oliveira Costa Castro.

Com informações do TCE-TO.